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Introdução ao Marketing Esportivo

Curso Completo! Aproveite o valor promocional e ganhe uma sessão de mentoria de 60 minutos!

Proposta:

Esse curso online apresenta a visão de um dos maiores executivos de marketing esportivo do Brasil sobre os segredos deste mercado e como aplicar estes conceitos na sua empresa, no seu clube e na sua vida profissional. Conheça os segredos de como analisar o ambiente do mercado, elaborar planos, mensurar resultados de patrocínio, realizar ativação de marca e demais ações esportivas e, sobretudo, tudo o que é preciso para uma gestão eficiente de marketing na sua na sua empresa e em seu clube.

Público Alvo:

Profissionais interessados em marketing, empreendedores, executivos, administradores e funcionários de instituições públicas e privadas ligadas ao esporte, que buscam conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento gerencial para ingressar e assumir uma carreira executiva de sucesso na gestão de marcas. Este curso abordará as ferramentas para desenvolver a capacidade de negociação, articulação e administração dos recursos para atingir alto desempenho como gestor de marketing no seu mercado, no seu clube em sua vida, tomando como referência e trazendo exemplos práticos do marketing esportivo no Brasil e no Exterior.

Objetivos do Curso:

  • Supere o desafio de promover mudança na organização como gestor de marketing;
  • Potencialize seu pensamento estratégico sobre o ambiente competitivo;
  • Repense a cultura e gestão estratégica;
  • Desenvolva sua marca e crie mais valor;
  • Ganhe insights sobre valor de cliente, hábito e poder de escolha;
  • Melhore a satisfação do cliente e lealdade;
  • Utilize as oportunidades de plataformas digitais e sociais;
  • Aprenda a enfrentar e gerir crises de imagem;
  • O potencial das parcerias e patrocínios;
  • Insights sobre a criação e planejamento de grandes eventos;
  • Avalie estes resultados;

Módulo 1 – Marketing Esportivo: Desafios e Oportunidades

Bloco 1:  APRESENTAÇÃO E FATOR FIDELIDADE

- Parabeniza pela compra;
- Apresentação do Avancini: históricos e conquistas (falar de clubes empresas e, principalmente, marcas com as quais ele trabalhou, apresentando alguns números);
- Introduz a indústria do esporte com dados: crescimento, etc.;
- Eventos internacionais - conseqüências e oportunidades destes eventos e do atual momento;
- Conceitua marketing esportivo e apresenta dados sobre este mercado no Brasil;
- Sacada: visão sobre o momento da indústria esportiva brasileira e onde estão as oportunidades;

Bloco 2: ESPORTE E O NEGÓCIO NO BRASIL

- Apresenta as diferenças entre o mundo corporativo do mundo esportivo, no que tange ao marketing e ao funcionamento das organizações;
- Explica sobre o setor esportivo e a cadeia produtiva dos clubes;
- Funcionamento dos clubes (gestão por mandatos);
- Estruturas políticas e de poder dos clubes e analogia com empresas;
- Ciclo vicioso do futebol: busca por resultado x estratégia de médio e longo prazo;
- Sacada: Como conciliar necessidade de resultados imediatos com o implemento de estratégias de longo prazo (tanto para empresas quanto para clubes);

BLOCO 3: A CADEIA PRODUTIVA DO FUTEBOL NO BRASIL E NO MUNDO

- Clube Empresa no Brasil; Mito ou Realidade - o poder de transformar empresas;
- Início do ciclo virtuoso;
- Como criar planejamento estratégico;
- Os 3 pilares do sucesso para gestão esportiva e como usá-los em sua empresa;
- Sacada: Como implementar esta transformação com práticas, estratégias e ferramentas de gestão em um clube e na sua empresa;
 

Bloco 4: DIRIGENTE COLABORDOR (AMADOR) X DIRIGENTE EXECUTIVO PROFISSIONAL – PARTE I

- O Papel do Gestor de Marketing Esportivo;
- Liderança;
- Gestão de Pessoas;
- Conciliar paixão x profissionalismo e razão (analogia com empresas familiares);
- Sacada: Como ser o responsável pela quebra de paradigmas na organização exercendo liderança e gerindo pessoas: técnicas, estratégias, ferramentas de gestão;


Módulo 2 – Gestão na Prática

Bloco 5: DIRIGENTE COLABORDOR (AMADOR) X DIRIGENTE EXECUTIVO PROFISSIONAL – PARTE II

- Importância do presidente alinhado com os objetivos do clube;
- Ter lucro: Taça no Armário e Faixa no peito (analogia com empresas);
- Orçamento e fluxo de caixa;
- Como criar metas e objetivos;
- Como criar missão;
- Sacada: Como fazer tudo isso: criar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, conciliando com os interesses imediatos da organização (sua missão) e engajando outros líderes nesse processo;

Bloco 6: OS PILARES DO SUCESSO DA GESTÃO ESPORTIVA

- Ferramentas, técnicas e estratégias de gestão do marketing esportivo para remodelar a sua empresa;
- Quais são estas ferramentas;
- Como usá-las;
- Sacada: Importância da avaliação e cobrança de resultados;

Bloco 7: O AMBIENTE ESPORTIVO X O AMBIENTE CORPORATIVO

- Como avaliar sua marca e posicioná-la;
- Como construir uma marca;
- Defina valores da marca;
- Articule o posicionamento da marca;
- Convencer internamente e externamente;
- Sacada: Como gerir uma marca, criando paixão por ela (analogia entre marcas de clubes e marcas empresariais);

Módulo 3 – Sua Marca E o Mercado

Bloco 8: O CICLO VICIOSO NO FUTEBOL

- Análises do Ambiente Interno e Externo;
- Comunicação Corporativa e Mídia no Esporte;
- Relacionamento com a mídia (comparação entre relação de clubes e empresas com a mídia);
- Sacada: como utilizar a mídia jornalística para criar mídia espontânea, criar valor para marca e identificar aliados, inimigos e outros influenciadores;

Bloco 9: O CIRCULO VIRTUOSO NO FUTEBOL

- Definir o perfil do seu consumidor;
- Analise dados e tenha idéias;
- Descubra os pontos de dor e prazer dos clientes;
- Segmente clientes e crie a jornada de compra;
- Sacada: Como fidelizar clientes;

Bloco 10: A QUEBRA DE PARADIGMAS E A GESTÃO ESTRATÉGICA

- Quais as novas mídias sociais para uso das marcas;
- Possibilidades com o uso delas;
- Impacto das novas mídias - como as mídias sociais estão transformando a indústria;
- Apresentar cases;
- Sacada: Como usar mídias sociais como ferramenta de evangelização;

Bloco 11: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTE NA GESTÃO

- O marketing esportivo na era do atleta celebridade;
- Engajamento com atletas-celebridade;
- Sacada: Como utilizar a imagem de celebridades para criar valor para a sua marca;

Bloco 12: AS ESTRUTURAS FUNCIONAIS E DE PODER NOS CLUBES ESPORTIVOS

- Como interagir com os fãs em momentos de estresse;
- Estratégias para momentos críticos;
- Gerenciando crises;
- Sacada: Como aproveitar momentos de crise para mostrar uma nova postura e criar mais confiança na marca;

Módulo 4 – Busque Resultados

Bloco 13: FONTES DE REICEITAS

- Rentabilização do Produto Esportivo;
- Sacada: Como usar a criatividade para diversificar receitas (ferramentas e cases);

Bloco 14: OS PATROCINADORES E OS INVESTIDORES

- Estratégia de patrocínio;
- O marketing esportivo e patrocínio no mundo digital;
- A importância da ativação;
- Retorno de mídia espontânea e de participação de mercado;
- Sacada: Como valorizar sua marca ao aumentar o valor dos seus contratos de patrocínio;

Bloco 15: A CRIATIVIDADE COM FERRAMENTA DE INCREMENTO DE RECEITAS

- O marketing esportivo na era dos super-eventos;
- Gestão de Arenas Multiuso;
- Planejamento e Gestão de Eventos Esportivos;

Bloco 16: A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA OS CLUBES ESPORTIVOS

- Mensuração de Resultados;
- Análise do impacto da gestão nos resultados dos clubes;
- O modelo ROI – Retorno em exposição de marca;
- O modelo ROI – Retorno em investimento da marca;
- O modelo ROI – Retorno nos objetivos da marca;

Bloco 17:  OS ENTRAVES DO FUTEBOL NO BRASIL

- Branding para Clubes de Futebol
- Entraves do Futebol no Brasil

Bloco 18: ENCERRAMENTO E CRÉDITOS FINAIS

- Conclusão e considerações finais;
- Agradecimentos;
- Créditos;

 

Conteúdo Programático
Informações
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