Mentoria Que tal conversar com um Executivo eleito duas vezes o melhor do Brasil do Marketing Esportivo no Brasil?


O que os executivos têm a aprender com Jorge Avancini?

O mentor Jorge Avancini sabe o desafio de transformar executivos em verdadeiros "campeões". Com mais de 40 anos de experiência, sendo 24 anos no universo do futebol, o Consultor e Executivo de Marketing Esportivo atuou no Sport Club Internacional e no Esporte Clube Bahia, atraindo novos patrocinadores, implantando planos de Sócios e elevando as receitas dos clubes por onde passou.

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Jorge Avancini

O que é mentoring?


A palavra "mentor" vem do romance Odisseia, do poeta grego Homero. Ao partir para a Guerra de Tróia, Ulisses deixa o filho, Telêmaco, sob os cuidados de Mentor, que trabalhava como mestre e conselheiro de seu filho. Assim, a palavra "Mentor" passou a designar um conselheiro, amigo, professor, homem sábio.

O mentoring é um processo no qual um indivíduo (Mentorado) busca atingir seus objetivos de desenvolvimento acessando e se aconselhando com um mentor. Mentores são pessoas que têm uma relevante experiência de realização e que podem nos ajudar a crescer e a pensar de forma mais ampla, em facetas de carreira que não consideramos ou em maneiras de solucionar problemas que não tínhamos em nosso "menu".

Todos nós já tivemos mentores em algum momento da vida. Na maior parte das vezes, esses mentores surgem de maneira informal, trazidos pelas circunstâncias. Mas existem também programas formais de mentoria que, quando bem conduzidos, podem ter grande valor para o desenvolvimento profissional. Esse processo é válido para profissionais em todos os níveis, desde aqueles que estão iniciando a carreira até altos executivos e conselheiros de administração.

Vale destacarmos que, para ser mentor, não é necessário ter uma formação específica no assunto, como é o caso do "coaching". O fundamental é que ele/ela seja capaz de estabelecer um papel de educador no sentido amplo da palavra, tenha interesse genuíno por seu mentorado, entenda seus objetivos e interesses e saiba agregar conhecimento, valores e experiência no momento certo.

Diferença entre Coaching, Mentoring e Sponsorship


Nos anos 90, uma pesquisa realizada por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo concluiu que aproximadamente 70% do nosso aprendizado é desenvolvido no trabalho; 20% é produto de relacionamentos e 10% restantes são fruto de desenvolvimento formal.

Esses 20% do método 70/20/10 podem ser explorados de diferentes formatos de aprendizado por meio de programas de coaching, mentoring e sponsorship. Todos esses programas são parecidos, porém possuem diferenças marcantes. Entenda as diferenças entre eles:

Coach

O objetivo principal é ajudar alguém a melhorar seu autoconhecimento e se tornar responsável pelo seu crescimento pessoal e profissional.

Usa uma metodologia de escuta ativa que gera provocações em que a pessoa encontra suas próprias respostas.

Mentor

O objetivo principal é inspirar, gerar novos insights e acelerar o desenvolvimento de alguém.

Usa o compartilhamento de sua experiência e histórias e discute de forma assertiva alternativas para desafios em questão.

Sponsorship

O objetivo principal é apoiar a carreira do patrocinado dentro da organização, trabalhando ao lado do Mentorado na busca de melhorias de crescimento.

Benefícios do mentoring


Mentor

Desenvolver suas habilidades de liderança e melhorar seu reconhecimento junta aos pares, superiores, subordinados e clientes.

Aprender com o seu Mentorado pois o mentoring é um processo de troca de perspectivas e experiências profissionais e pessoais.

Segundo a Bureau Labor of Statistics, mentores são promovidos 6 vezes mais do que funcionários que não participam de programas de mentoring.

Mentorado

Acelerar seu desenvolvimento com alguém mais sênior em uma determinada área de expertise.

Gerar novos insights poderosos de forma autodirigida e direcionado a problemas relevantes.

Ampliar seu networking com pessoas chave dentro e fora da organização.

Executivo

Fortalece a cultura de gestão do conhecimento.

Maior nível de confiança e lealdade dentro da organização.

Aumento da taxa de atração e retenção de talentos. Segundo a Bureau Labor of Statistics, as taxas de retenção são maiores para mentes (72%) e para mentores (69%) do que para funcionários que não participam do programa.

Fonte: Top2You